Hoje fazendo minha caminhada detox, em meio à natureza, decidi fazer absolutamente tudo no meu ritmo e à medida que me desse vontade. Com meu celular na mão (esqueci os fones) saí saboreando o dia e uma seleção deliciosa de músicas. Andei olhando outros ângulos, procurando novos pontos de vista e paisagens.
Resolvi dar bom dia e feliz ano novo para absolutamente todas as pessoas que passassem pelo meu caminho e observar. As pessoas se surpreendiam e se atrapalhavam em responder: Até o – “Bom dia! era automático, mas depois do meu inesperado – “Feliz Ano Novo” ouvi e vi respostas e reações diferentes: um sorriso e um aceno simples de um homem de moto com capacete no alto cabeça e cigarro na boca, uma família de bicicleta onde cada um respondeu de um jeito, um a senhora com um largo sorriso e um igualmente, um homem atrapalhado com um …igual pra você! Foi divertido.
Continuando minhas experiências, escolhi uma sombra no meio do caminho para sentar-me e responder mensagens (sabe Deus porque, lá havia um sinal melhor de internet). Foi muito gostoso ler e responder a cada uma das mensagens positivas e carinhosas de gente querida, naquele lugar lindo, silencioso e com cheiro de mato.
Na etapa final da minha caminhada havia pela frente uma grande subida e uma grande descida. Refleti que aquela caminhada resumia um pouco da vida, ela jamais é toda plana. Tem momentos íngremes de subida e descida, fáceis e difíceis. Pensei que não é porque era uma subida dura e difícil, que eu iria sem prazer. Escutei minha respiração, senti meus músculos, olhei novos lugares e imagine, fui presenteada com a visão de enorme lagarto preto e amarelo.
Já na descida, depois da subida ter sido menos penosa, ela ficou mais leve ainda, mas mesmo na descida não dá para achar que é tudo perfeito, temos que reorganizar o ritmo, o passo, o joelho e os músculos da canela, agora mais requisitados que as panturrilhas.
Enfim já no plano de novo, acho que por força data, da noite agitada, foi realmente uma caminhada mais que detox. Apesar de ser o mesmo itinerário de sempre, foi de um modo novo, rico em novas experiências.
E já estamos em 2015.