Tolerância é diferente de paciência.
Paciência para mim é para laços duradouros, família, amigos, ou então uma pessoa ou situação instantânea. Tem haver com amor, caridade, paz interior, delicadeza.
Tolerância é para coisas que não tendem a mudar, por algum motivo, aquelas relações menos íntimas, profissionais em geral.
São resultados/situações que ficam abaixo do esperado; seja por valores, fé, incapacidade, falta de motivação, ignorância, arrogância.
Algumas situações na balança custo-benefício se equilibram com doses de tolerância. Não é paciência, pois não invisto muita energia. Nestas situações de tolerância, se o nível passar do meu limite, simples, eu corto – gentil e educada (sempre que possível), mas corto.
Explico-me.
Tento ter paciência com as fases da vida, as manias, os hábitos daqueles que amo e que em algum momento pensam ou agem diferente de mim.
Sei lá, esperar numa fila horrorosa é paciência, vai sair dali e acabou. Ou então, um comportamento devido a um problema ou a uma fase, vai passar. Um hábito de sempre…quase perco a paciência…kkkk
Tenho tolerância com situações que atendem as expectativas de ambos os lados, naquele momento ou circunstância.
Não tolero: ruindade, maldade, gritos, grosseria, estupidez, mentira.
A maturidade traz mais tolerância e mais paciência de certo modo.
Mas também nos torna mais exigentes, o que diminui a tolerância para determinadas situações, e exige mais paciência para outras.
Há que se conscientizar e exercitar.