Renovar.
Esta é a maior mágica que acontece quando avós ganham netos e vice-versa.
A natureza é tão generosa, que dá uma segunda chance.
Ser avô/avó é na essência ser um pouco pai e mãe de novo, só que em geral com bem menos pressão, e bem mais prazer.
O compromisso com a educação, o futuro, as preocupações existem, claro; mas são obrigação dos pais, e os avós podem fazer-se de meros conselheiros, observadores experientes, com um amor mais sábio. Eles podem mimar, deseducar, passar a mão na cabeça, afinal, a encrenca fica para quando chegar em casa, no dia a dia – na gestão familiar, que não cabe ali nos encontros de domingo, nos finais de semana juntos, nas festas, nas reuniões de família.
Essa coisa complexa de criar, educar, preparar gente para ser adulto, fica a cargo dos progenitores, fica para o dia a dia, educando, insistindo, em doses diárias de amor, acompanhamento e muuuuita paciência.
Ser avô/avó é acompanhar tudo isso a uma distância sadia. Pequenas indiretas, suaves, conselhos ao pé do ouvido, um ombro amigo que te quer bem.
Ser avô/avó renova o coração, a pele, o colágeno, a alma. Resgata um pouco da própria juventude, dos filhos, do casamento. Daquela época em que não se tem tempo para nada, onde dos 30/50 os pais estão nadando na correnteza da vida – construindo – família, planos, responsabilidades, gestão financeira, o futuro.
Ser avô/avó é desfrutar de um tempo novo, num ritmo novo. É ter muito mais paciência, condescendência, inteligência. É relativizar o valor das coisas, desfrutar mais e melhor dos momentos, pois imagino que já sabem melhor da implacabilidade do relógio, e de como os pequenos crescem, e rápido!
Como filha/ nora adoro ver o prazer deste encontro de gerações de netos e avós. Desde quando as crianças eram pequenas, juntos, nas primeiras descobertas – nadar, colher algo na horta, a lata de doce, um batom vermelho, o pé de amoras, andar de bicicleta, um colinho, até hoje, quando eles quase se equiparam em tamanho, mas ainda com tanta sabedoria a adquirir.
Bisavós são um capítulo à parte, sorte de quem tem este presente, esta joia. Uma rara oportunidade de saber mais de sua própria história, de sua família. Uma chance de espiar melhor o passado de entender os caminhos da vida. Enjoy it !!!!!!!!!!!!!
A natureza é perfeita. A vida e seus ciclos. A criação divina simplesmente não deixa escapar nada, e nos prepara a todo momento, para sermos mais felizes, completos.