Hoje estava pensando um pouco sobre a velocidade das mudanças na tecnologia e como elas afetam cada vez mais a nossa vida!
Voltando uns 30 anos no tempo, na escola as carteirinhas eram carimbadas diariamente com presente, atrasado, faltou etc. As provas e os textos eram copiados em mimeógrafo, as folhas vinham em tom de roxo, cheirando álcool.
Mais pra frente, no Ensino Médio (nosso antigo Colegial), começaram as máquinas de xerox.
O mundo era do papel.
Quando eu estava entrando na vida profissional, com meu curso básico de datilografia (!!!) dei de cara com o meu primeiro computador um 286, DOS. Era uma multinacional moderna, mas imaginem, ainda existia um telégrafo, além do fax que ficava na diretoria.
Eu achava as máquinas de fotocópia o máximo, poder encadernar e organizar papéis!
Fui aprendendo na unha, autodidata, um pouco de ajuda, a usar o Word e o Lotus kkk
No início dos anos 90 veio o primeiro Windows, uma maravilha. Alguns anos mais e a internet discada chegaria, aquela coisa barulhenta, que ninguém entendia muito bem.
Email! Nossa que emoção.
E aí a coisa não parou mais, sistemas, programas, fotos, máquinas, digital, digital, digital…
Estamos às portas da internet das coisas, onde internet não será mais uma feature de comunicação, mas sim o combustível das coisas integradas da nossa vida.
É muita coisa, muito rápido e quer saber mais?
Ninguém explica.
A gente tem que buscar por interesse ou necessidade. Ouço alguns dizerem “É super intuitivo!” Coisa nenhuma, a intuição é diferente para cada um.
Se por um lado ninguém explica, por outro o Mundo te cobra, exige. Se bobear você fica completamente pra trás.
Hoje assistir uma palestra de um amigo especialista em digital, era uma plateia atenta, e pude perceber como as pessoas precisam da informação, dos porquês, do como. Como o Google, o maior gigante do mundo digital funciona, definitivamente não é só uma barra de buscas (mapas, sites, imagens, noticias, email etc.). Quais são as estratégias do mundo digital, como funcionam os negócios, o comércio, os sistemas, o Face, os cookies, os emails???
Será que já é cadeira obrigatória de faculdade?
Até agora não via absolutamente nada na escola das crianças.
Só boletim online, boleto online, agenda online…